Inmet alerta para chuvas com ventos fortes em várias regiões do Tocantins

0
18

Há avisos para todas as regiões do estado, mas situação é considerada mais arriscada em toda a faixa oeste. Instituto diz que há risco de alagamentos e quedas de árvores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas acompanhadas de ventos fortes em todas as regiões do Tocantins. Os avisos já estão em vigor e o nível de alerta vale para até às 14h desta quarta-feira (26). Segundo o instituto, há risco de alagamentos, cortes de energia e quedas de árvores.

Todos os municípios têm algum nível do alerta, mas a situação mais preocupante é a da região sul e dos municípios que ficam na faixa leste do estado. Cidades como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Arraias e Paraíso estão nesta área.

Na capital, a situação é considerada de ‘perigo potencial’, com um alerta amarelo. Ela indica que podem haver pancadas de chuva localmente fortes, mas que os ventos devem ser menos intensos que nas cidades com alerta laranja.

Em alguns casos, as rajadas podem passar dos 50 km/h. Além do Tocantins, o alerta laranja também está em vigor em partes de Goiás e do Mato Grosso. Já os alertas amarelos estão espalhados pelas cinco regiões.

A orientação para quem está nas áreas afetadas é de não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é desaconselhado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet indicou ainda que, se possível, é recomendado que o morador desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, os números para o socorro são o 193, do Corpo de Bombeiros e o 199, da Defesa Civil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here