Queimada destrói vegetação de propriedades no sul do Tocantins

0
22

Segundo Defesa Civil, fogo atingiu a maior parte do cerrado, localizado no município de Talismã. Chamas teriam sido causadas após rompimento de cabo de energia.

Uma queimada registrada na zona rural de Talismã, na região sul do estado, destruiu a vegetação de pelo menos quatro propriedades, segundo o coordenador da Defesa Civil, João Carlos. O fogo começou nesta terça-feira (27) na região do rio Santa Tereza, mais conhecida como rota da dona Suzete, e consumiu a vegetação. O fogo foi controlado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a suspeita é que o incêndio tenha iniciado após o rompimento de um cabo de energia. O fogo se alastrou pelo mato seco e destruiu aproximadamente 1.500 hectares de área, diz João.

“A maioria das propriedades é pequena, são propriedades que conservam a vegetação nativa até hoje, são a nossa maior área de cerrado do município. A gente vê o tamanho da destruição que aconteceu, ficamos tristes porque tem propriedade que não tem nem alimento para os cavalos, toda vegetação foi dizimada. Tem os pequenos produtores que têm aquelas vacas e tiram o leite pela manhã para fazer um queijo, a gente sabe que eles vão ter que mover os animais desse local. A situação é muito triste”, argumentou.

Outro lado

A Energisa, concessionária de energia do Tocantins, informou que é cedo para determinar as causas, uma vez que não houve a perícia oficial e análise técnica. Por isso, a empresa enviou um perito independente que está realizando a análise.

“A empresa reitera que investe na manutenção preventiva e corretiva, bem como no monitoramento 24 horas por dia de toda a sua rede. Além disso, tem modernizado a rede para a segurança dos clientes, utiliza câmeras termográficas para inspeção e drones”, diz nota enviada pela empresa.

Queimadas no Tocantins

Diversos incêndios de grandes proporções estão queimando o território do Tocantins. Na serra do Lajeado, na zona rural de Palmas, uma força-tarefa foi montada para combater as chamas e contou com apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Na região sul do estado, uma queimada atingiu cerca de 10 propriedades na zona rural de Formoso do Araguaia. O fogo começou no último fim de semana e ainda não foi controlado. As chamas mataram animais e destruíram plantações de produtores rurais.

No último sábado (24), o governo federal autorizou o emprego das forças armadas no combate às queimadas no Tocantins, depois de um ofício encaminhado pelo governador Mauro Carlesse. Segundo ele, a dificuldade de acesso às áreas atingidas e a insuficiência de recursos potencializam o tamanho da destruição.

Incêndio em propriedades foi combatido pela Defesa Civil de Talismã — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Talismã

Do início do ano até esta terça-feira, mais de 6 mil focos de incêndio foram registrados no estado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Imagens feitas por um casal que viaja o Brasil de kombi mostram o fogo consumindo a região do Jalapão, um dos principais destinos ecoturísticos do país.

O 22° Batalhão da Infantaria informou que ainda não recebeu a missão. Disse que a operação está em fase de planejamento, junto ao escalão superior, quanto ao efetivo de pessoal, material, recursos e logística a serem empregados nas ações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here