Multas por uso de celular ao volante no TO passam de 280 desde o começo do ano, diz Detran

0
29

Desde o começo de 2019, quase dois mil motoristas já foram autuados pela infração. Prática pode ser tão perigosa quando beber e dirigir.

Desde o começo de 2020 o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins já multou 284 motoristas que estavam dirigindo e usando o telefone celular ao mesmo tempo. Os dados foram divulgados pelo próprio Detran, que alertou sobre os riscos da prática. Ao longo de todo o ano de 2019 foram 1957 autuações do tipo no estado.

“Ao utilizar o celular no volante, você não só desvia o foco da visão e da audição como diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito. O condutor coloca em risco não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor.” explica o Gerente de Fiscalização e Segurança, Matorama Pereira.

O Detran informou que algumas pesquisas apontam que a prática pode ser tão perigosa quanto beber e dirigir. Enviar mensagens de texto, por exemplo, retarda em 35% a reação do motorista. Mesmo atender ligações pelo viva voz acaba distraindo o motorista e aumentando riscos.

Além de ser perigosa, a prática pode doer no bolso. A infração é considerada gravíssima e prevê multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here