Tocantins tem mais de três mil motoristas de aplicativo, diz associação

0
21

Prefeitura de Palmas afirma que apenas uma empresa está regularizada e que são pouco mais de 200 profissionais. Serviço funciona no estado desde 2017.

O Tocantins conta atualmente com cerca de três mil motoristas que trabalham por aplicativos de celular. Os números são da Associação de Motoristas de Aplicativo, que representa a categoria em todo o estado e monitora os números desde que o serviço foi lançado para os tocantinenses em 2017.

O vice-presidente da associação, Hugo Alves, explica que o número é flutuante e que aumenta e diminui acompanhando a demanda. Quando o serviço foi lançado, no auge da recessão econômica há três anos, eram apenas 60 motoristas cadastrados.

O trabalho no ramo foi recebido como oportunidade por que já atuou em outras áreas que se tornaram menos atraentes. É o caso de Nailton Vieira, que era caminhoneiro e começou a fazer as corridas por curiosidade. Atualmente ele atende cerca de 25 chamados por dia.

Segundo a pesquisa nacional de empregados e desempregados, o volume de motoristas que trabalham por conta própria cresceu no Brasil todo, cerca de 130% nos últimos sete anos. De 2012 a 2020 as ruas do país ganharam 666 mil profissionais do tipo.

Entre os principais fatores atrativos estão a liberdade para a escolha do próprio horário de expediente e ganhar conforme a produtividade. Os especialistas alertam que é necessário ter cuidado para não cair em armadilhas ou criar expectativas fora da realidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here