Terceira fase da campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira (10)

0
23

Público alvo desta vez é formado por crianças a partir dos cinco anos e jovens de até 19 anos. Dia D da campanha está agendado para o próximo sábado (15).

Começa nesta terça-feira (10) a terceira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. O público alvo desta vez é formado por crianças a partir dos cinco anos e jovens de até 19 anos. Todas as 32 salas de vacinação de Palmas terão doses disponíveis.

O Dia D da campanha está agendado para sábado (15), quando 10 Centros de Saúde da Comunidade estarão abertos exclusivamente para atualização da caderneta de vacinação e realizar outros serviços.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), não há registro de casos de sarampo no Tocantins desde ano 2000. No Brasil em 2019 foram confirmados 18.092 casos, sendo 99,21% na região norte. Este ano, até o dia 3 de fevereiro foram confirmados 202 casos de sarampo no país.

O Tocantins, de acordo com a SES, notificou 67 casos suspeitos no ano passado, sendo 66 foram descartados e um caso permanece em investigação. Em 2020, já foram seis casos notificados: dois descartados e quatro estão sob investigação laboratorial.

O sarampo é uma doença infecciosa que se manifesta com manchas na pele, além de ser altamente transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e causar morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here