Mais de 580 filhotes de tartarugas são soltos em rios de Araguacema

0
22

Trabalho de manejo é para aumentar a população dos quelônios na região.

Mais de 580 filhotes de tartarugas foram soltos no Rio Araguaia e no Rio Caiapó, em Araguacema. O trabalho desenvolvido na região busca transferir os ovos, logo após a desova, para uma praia onde são monitorados por pescadores e ribeirinhos. O trabalho é para aumentar a população dos quelônios.

Os cuidados com os animais, desde o manejo até a soltura, fazem parte do Projeto Quelônios. A soltura ocorreu na última quinta-feira (19) e todos os 587 animais são da espécie tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa).

De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), neste ano o projeto teve início em setembro. Aline Vilarinho, supervisora da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal-Cantão, disse que o número de filhotes soltos neste ano foi menor que em 2018. A redução foi de cerca de 60%.

Segundo ela foram observados muitos ovos não fecundados. Para o Naturatins, “os resultados mostram a necessidade de o projeto ser intensificado e desenvolvido anualmente nesse esforço de recuperação da população da espécie na região”.

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), da colônia de pescadores, da associação de barqueiros, dos ribeirinhos e de representantes religiosos do município participaram da soltura.

Tartarugas foram soltas em rio  — Foto: Divulgação/Naturatins

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here