Mudas plantadas por brigadistas serão usadas para recuperar áreas degradas por queimadas

0

Plantas são típicas do cerrado e estão sendo semeadas em unidades de conservação. Nascentes em Lajeado estão entre as áreas que devem ser beneficiadas.

Mudas de árvores típicas do cerrado estão sendo plantadas em unidades de conservação por brigadistas contratados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para combater queimadas. Eles começaram a realizar o trabalho após o início do período chuvoso, quando o número de focos de incêndio reduz drasticamente. As mudas serão usadas na recuperação das áreas degradadas.

Atualmente, os viveiros já estão produzindo cerca de 4 mil mudas. O Naturatins informou que a capacidade de produção pode chegar a 8 mil mudas caso haja necessidade. Um dos pontos que já conta com cultivo de mudas em estágio avançado é a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado.

Parte das plantas, inclusive, deve ser usada na recuperação das nascentes e margens dos córregos que banham Lajeado. A região foi atingida por incêndios de grandes proporções algumas vezes ao longo do período de estiagem.

A região é importante fonte de água, principalmente para o abastecimento da capital. Também estão sendo realizadas ações de educação ambiental com produtores rurais que moram no local. A distribuição de panfletos deve continuar até o fim de fevereiro do próximo ano.

Plantas serão usadas para recuperar áreas degradas — Foto:  Naturatins/Divulgação

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui