Candidatos do TO avaliam tema da redação do Enem: ‘fugiu das expectativas’

0
25

Candidatos tiveram que falar sobre Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Estudantes acharam o assunto difícil e diferente do que estava sendo esperado.

Estudantes disseram que o tema da redação do Enem esse ano foi difícil e fugiu das expectativas. Os candidatos tiveram que para falar sobre Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Além de redigir a redação, eles precisaram responder 90 questões sobre linguagens e ciências humanas.

O técnico de áudio Calebe Fernandes de França, de 18 anos, disse que o tema foi imprevisível. “Foi um tema que fugiu totalmente das expectativas, mas consegui ter um bom rendimento”, disse.

Alguns estudantes tiveram dificuldades para terminar a redação. A estudante Taynara Fortunato, de 20 anos, reclamou que o tempo disponibilizado é curto.

“Totalmente diferente do que eu esperava, muito difícil e não deu para terminar. Pelo menos, eu não terminei a minha redação, não foi completa. As questões também muito difíceis, muito longas, muito compridas as perguntas. Começava a ler e no final esquecia de tudo. Faltou tempo. Agora é estudar mais porque semana que vem tem mais”.

ENEM 2019 - DOMINGO (3) - PALMAS (TO) - Motorista avalia tema da redação — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O motorista Ildo Soares da Cruz também achou difícil desenvolver a redação. “Achei difícil, não sei se é porque eu não estudei, não me preparei, mas achei difícil demais. Agora vou procurar um meio de estudar mais um pouco para ver se facilita no próximo domingo”.

Para fazer o texto, os estudantes tiveram acesso a textos de apoio para compor a argumentação, como:

  • um trecho do artigo “O que é cinema”, de Jean-Claude Bernardet;
  • um trecho do texto “O filme e a representação do real”, de C.F.Gutfreind;
  • um infográfico do periódico “Meio e a Mensagem” sobre o percentual de brasileiros que frequentam as salas de cinema;
  • um trecho do texto “Cinema perto de você”, da Ancine.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here