Mais de 2 mil candidatos desistem do vestibular da UFT e taxa de abstenção chega a 17,12%

0
28

Maior taxa de abstenção, proporcionalmente ao número de inscritos, foi em Miracema. Vestibular oferece 943 vagas oferecidas em 50 cursos.

O vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve mais de dois mil desistentes nas provas deste domingo (27). A média de abstenção no período da manhã ficou em 16,28% e durante a tarde chegou a 17,12%. Ao todo, 12.433 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 943 vagas oferecidas em 50 cursos.

As vagas são para os campus da UFT em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. A maior abstenção, proporcionalmente ao número de inscritos, foi em Miracema, que teve 21,45% durante a manhã e 22,01% pela tarde.

Durante a manhã, os portões dos prédios foram fechados às 8h. Em Palmas, 1.193 candidatos deixaram de comparecer. No período da tarde, o fechamento dos portões foi às 14h30, sendo que 1.270 desistiram na capital. (Confira abaixo a desistência em cada um dos campus)

A publicação das provas e dos gabaritos provisórios está prevista para esta segunda-feira (28). De acordo com o cronograma oficial, o resultado final deve ser publicado no dia 17 de dezembro, após o período de recursos.

Os aprovados vão se matricular entre os dias 30 de janeiro e 20 de fevereiro, quando serão divulgadas três listas de chamada. Confira o cronograma completo no edital.

O vestibular é realizado pela Comissão Permanente de Seleção da UFT, a Copese.

Quadro de abstenção do vestibular da UFT no período da manhã — Foto: Reprodução/Copese
Abstenção do vestibular da UFT no período da tarde — Foto: Reprodução/Copese

Concorrência

De acordo com a UFT, os cursos de medicina e direito são os mais disputados. Veja os cursos mais concorridos na modalidade ampla concorrência:

  • Medicina (Palmas) – 292,38
  • Medicina (Araguaína) – 219
  • Direito (Palmas) – 83,5
  • Medicina Veterinária (Araguaína) – 34,38
  • Enfermagem (Palmas) – 34
  • Arquitetura e Urbanismo (Palmas) – 27

A concorrência também está dividida entre as vagas destinadas para ações afirmativas, como quilombolas, indígenas e estudantes de escolas públicas. Confira a lista completa.

O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado no dia 17 de dezembro e as matrículas serão realizadas no final de janeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here