Fogo se alastra e destrói seis casas em aldeia indígena na Ilha do Bananal

0

Chamas se espalharam após indígena colocar fogo em área para preparar a terra para o cultivo. Área atingida fica na Aldeia Canuanã, no município de Formoso do Araguaia.

Um incêndio destruiu seis casas na Aldeia Canuanã, na Ilha do Bananal, região de Formoso do Araguaia, sul do Tocantins. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira (15). Segundo as informações apuradas pela TV Anhanguera, um indígena teria colocado fogo em uma área para preparar a terra para o cultivo, mas as chamas se espalharam pela aldeia e atingiram as construções.

Dentre as casas atingidas, quatro eram habitadas. O PrevFogo foi chamado, mas estavam em outro trabalho há cerca de 100 km. Quando chegaram, os próprios indígenas já haviam controlado as chamas usando água do rio que fica a 10 metros das casas.

Os profissionais do Prev Fogo fizeram o acompanhamento para evitar novos focos. O incêndio durou cerca de três horas. Na aldeia moram cerca de 600 indígenas da etnia Javaé.

A Funai informou que está acompanhando o caso. Até o momento já foi deslocado um caminhão para prestar assistência imediata à aldeia. Disse ainda que coordenador técnico local está na região para analisar e fazer um relatório da situação a fim de definir quais serão as providências tomadas.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui