Musicoterapeuta da Prefeitura de Colinas recebe moção por trabalho desenvolvido com idosos

0

“Uma terapia que melhora a autoestima, a coordenação motora e possibilita a interação com o que está ao seu redor. Música é vida”! Assim, Synarah Mendes define a musicoterapia.  Ela recebeu, no dia 2 de outubro, uma moção de reconhecimento, do Governo do Estado, pelo seu trabalho desenvolvido no Município de Colinas do Tocantins por meio de um projeto que trata de idosos com música. A iniciativa é modelo para outros municípios.

A moção foi entregue durante o Seminário Estadual de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa que aconteceu em Palmas.  O projeto, apresentado pela musicoterapeuta Synarah Mendes, tem como nome: “A implantação da musicoterapia como prática integrativa e complementar nos processos de reabilitação de pessoas idosas no ambiente domiciliar”. Sua metodologia foi bastante elogiada no Seminário e servirá de modelo para a implantação em outras cidades do Tocantins.

“As nossas equipes de saúde estão trabalhando juntas para levar o melhor atendimento às famílias. Ficamos honrados pelo reconhecimento do trabalho realizado através da nossa profissional”, destacou o prefeito Adriano Rabelo.

Dentre os objetivos do projeto, o estimulo da comunicação, relaxamento e organização do pensamento de idosos acamados para facilitar o diálogo e a interação familiar. Além disso, as técnicas possibilitam o resgate da memória e motivação pela vida. “Com os idosos percebemos que a música funciona. Eles têm mais aceitação aos tratamentos e com isso percebemos que o número de internações diminuiu”, explica a responsável pela terapia.

Synarah Mendes ainda fez um relato emocionado: “Eles acabam confiando e começam a cantar comigo, uma senhora que acompanhei chegou a fazer repentes (improviso cantado), se sentiu útil e isso é muito gratificante, poder ver o sorriso no rosto deles”, contou.

Musicoterapia

O Ministério da Saúde oferta a musicoterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela foi implantada por meio da portaria de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), do Ministério da Saúde. Em Colinas, o serviço vem sendo prestado desde 2017, trazendo qualidade de vida aos cidadãos.

A musicoterapia é o campo da ciência que utiliza a música como elemento terapêutico para favorecer o aumento das possibilidades do existir e agir, nos âmbitos da promoção, prevenção e reabilitação da saúde em diferentes contextos.

Seminário

Este foi o primeiro Mapeamento de Experiências Exitosas, da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária, com a participação de representantes de Municípios.

O seminário incentiva as estratégias e ações que contribuem para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI).

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui