Força-tarefa com militares faz primeiras operações contra queimadas no Tocantins

0

Homens do Exército estão na serra de Taquaruçu e na ilha do Bananal. Helicóptero da Marinha fez primeiros lançamentos de água no entorno da capital.

A força-tarefa de homens do Exército e da Marinha começou a atuar no combate às queimadas no Tocantins nesta quarta-feira (25). No primeiro momento, os militares atuam na serra de Taquaruçu e na ilha do Bananal, onde a situação é considerada mais crítica. As áreas para onde eles serão enviados vão ser reavaliadas conforme o combate evoluir.

O helicóptero fez os primeiros quatro lançamentos de água na região da serra no entorno de Palmas. Cada carregamento leva 30 segundos e utiliza cerca de 2 mil litros de água. O abastecimento é feito em rios, córregos ou lagos.

Na ilha do Bananal o combate é feito pelo solo, com uso de bombas costais e abafadores. A operação, batizada de Verde Brasil, foi anunciada na terça-feira (24). Ao todo, 650 homens devem ser empregados nos serviços.

O helicóptero também será utilizado para apoio logístico, já que pode transportar até 14 brigadistas para áreas de difícil acesso. A operação não tem prazo para terminar.

Na última semana, o G1 mostrou que a falta de chuvas fez rios inteiros ficarem praticamente secos na região da ilha. Ela é a maior do tipo fluvial do planeta, com cerca de 20 mil km quadrados de extensão, e é uma reserva da biosfera reconhecida pela Unesco. Na foz do rio Javaés, onde ele deveria encontrar o Araguaia, restam apenas bolsões de água.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui