Usina alerta para aumento no nível do rio Tocantins após ONS determinar operação em capacidade máxima

0

Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães fica em Lajeado, na região central do estado. Cheia pode afetar praias em oito municípios.

A Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado, informou que a partir das 7h desta quarta-feira (18) vai operar em capacidade máxima por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A empresa que administra a usina, a Investco, alertou para o aumento do nível da água no rio Tocantins.

A cheia pode afetar praias nas cidades de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão. A empresa pediu que a população fique atenta, principalmente nas margens do rio.

A Investco explicou que desde 20 de agosto, quando foi encerrada a temporada de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração do ONS.

A UHE Luís Eduardo Magalhães possui cinco geradores que juntos têm potência total instalada de até 902,5 megawatts. Ela é uma das maiores de todo o estado e fica na região central. A represa da usina é responsável pela formação do lago de Palmas.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui