Escola SESI vence estadual e conquista vaga na etapa nacional da Olimpíada de Robótica

0
23

Nacional acontece no mês de outubro no Rio Grande do Sul. Escola SESI de Araguaína levou 1º lugar nos dois níveis e a de Gurupi três premiações de reconhecimento.

Alunos da Escola SESI de Araguaína irão representar o Tocantins na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que acontece de 22 a 26 de outubro no Rio Grande do Sul. As equipes Tucuna Kingdon (Aline Barros e Julia Guimarães) e Tucuna 01 (Lucas Vinicius e Irlandy Ryan) conquistaram as vagas após vencerem a etapa estadual da OBR no último sábado, 14/09, em Porto Nacional, no nível I e II, respectivamente. A equipe Tucuna Droid (Regimar Negreiros e Sérgio Gabriel) também participa do nacional ao se sagrar campeã brasileira em 2018, após competição realizada em João Pessoa/PB.

Além das primeiras colocações, os alunos de Araguaína conquistaram os 2ºs, 3ºs e 4ºs lugares das duas categorias da competição. Nas premiações de reconhecimento, a Escola SESI de Gurupi foi premiada com o Melhor Design (equipe Golden Warriors – Otávio e Luiz Gustavo), Melhor Programação (equipe Golden Foxes – Armando Jarib e Arthur Dantas) e 3ª melhor Escola Privada.

A diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante, explica que a preparação foi feita ao longo de todo semestre no contra turno de aula dos estudantes, inclusive em julho, mês de férias e finais de semana. “Essa conquista é resultado de um trabalho árduo de estudantes, pais e professores que se dedicaram incansavelmente, dia-a-dia, e nos mostra que conseguimos estimular a criatividade dos estudantes e proporcionar um aprendizado aliado com a tecnologia de maneira bastante divertida”, comemora a diretora.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica utiliza desta temática para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Para participar, os alunos desenvolvem robôs programados para realizar a missão traçada para a prova que simula obstáculos e resgates que devem ser superados pelo robô em mesas próprias para a competição.  

Atualmente, a OBR é considerada a maior competição de robótica da América Latina selecionando equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A competição é dividida em Nível 1 para alunos do Ensino Fundamental e Nível 2 contemplando os estudantes de Ensino Médio.

Resultados SESI

Escola SESI de Araguaína

Nível I

1º Lugar: Tucuna Kingdon (Aline Barros e Julia Guimarães) – CLASSIFICADO PARA O NACIONAL

2º Lugar: Tucuna Rainbow (Geovana Cunha e Julia Rodrigues)

3º Lugar: Tucuna Gold (Diógenes Resplandes e Nicolle Resplandes)

4º Lugar: Tucuna Alevino (Luís Henrique, Hellen Lima e Kaio Marcos)

Nível II

1º Lugar: Tucuna 01 (Lucas Vinicius e Irlandy Ryan) – CLASSIFICADO PARA O NACIONAL

2º Lugar: Tucuna Droid (Regimar Negreiros e Sérgio Gabriel) CLASSIFICADO PARA O NACIONAL – CAMPEÃ 2018

4º Lugar: Tucuna Fire (Carlos Augusto e Kalil Fernandes)

Escola SESI de Gurupi

1º – Melhor Programação: Golden Foxes (Armando Jarib e Arthur Dantas)

1º – Melhor Designer: Golden Warriors (Otávio Soares e Luiz Gustavo)

3º – Melhor Escola Privada: SESI Gurupi

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here