Jalapão recebe posto do Corpo de Bombeiros para combate a queimadas

0

Região do principal parque ambiental é de difícil acesso e ainda não contava com equipes para realizar o trabalho. Veículo especialmente adaptado ao terreno vai atuar a partir de Mateiros.

O Parque Estadual do Jalapão recebeu neste sábado (10) um posto avançado do Corpo de Bombeiros para atuar especificamente no combate os incêndios florestais que atingem todo o Tocantins. A medida é para evitar que a situação registrada em 2017, quando até a colheita do Capim Dourado ficou ameaçada, se repita.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que o estado já teve mais de 4,9 mil focos de queimadas no ano. O Tocantins está em segundo lugar no ranking nacional.

Sendo uma região de difícil acesso, com estradas precárias e poucos pontos de apoio, foi necessário fazer algumas adaptações. O veículo que será utilizado pelos Bombeiros é conhecido como Auto Bomba Tanque Florestais (ABTF). Ele veio da Itália e custou R$ 1,6 milhão.

Queimadas no Jalapão comprometeram a colheita do capim dourado em 2017 — Foto: Heitor Moreira/ TV Anhanguera

A capacidade é para três mil litros de água. Ele é equipado para atravessar terrenos esburacados ou mesmo em chamas, já que há um sistema que joga água embaixo do caminhão nestes casos. O jato pode ser operado manualmente ou por controle remoto da cabine.

A capacidade do caminhão é para seis Bombeiros. Inicialmente, dois brigadistas vão atuar no parque em regime de plantão e a quantidade pode ser expandida conforme a necessidade, segundo informou o governo do estado.

O parque do Jalapão fica na região leste do estado e tem mais de 34 mil km² de área de preservação ambiental. No local ficam as principais atrações turísticas do estado, como as dunas, fervedouros e cachoeiras. O parque se tornou conhecido em todo o país após ser usado como locação da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, da Rede Globo entre 2017 e 2018.

Maior duna do Jalapão  cresce mais a cada ano — Foto: rede globo

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui