Prefeita de Natividade é alvo de denuncia após nomear irmãos, cunhado e sobrinha como secretários

0
23

Martinha Rodrigues Neto teria feito as nomeações em 2017. Ministério Público afirma que gestores não tinham capacitação técnica para os cargos.

A prefeita de Natividade Martinha Rodrigues Neto, conhecida como Professora Martinha, se tornou alvo de uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) nesta segunda-feira (29) por suposta prática de nepotismo. Ela teria nomeado quatro irmãos, um cunhado e uma sobrinha como secretários municipais da cidade desde que assumiu o cargo, em 2017.

De acordo com a denúncia, boa parte dos parentes da prefeita não tem capacidade técnica para exercer os cargos que ocupam. Segundo a promotoria, apenas duas destas pessoas possuem curso superior e somente uma delas exerce atividade que tem alguma relação com o diploma.

Os nomes dos secretários que seriam parentes da prefeita são Gilvan Rodrigues Neto, Gleiciana Aragão Alves, Silvana Jesus Rodrigues e Pascolina Rodrigues Neto, todos irmão da Martinha Rodrigues, além da sobrinha dela Luana Rodrigues Botelho Neto e do cunhado, Dirsomar Viana da Silva.

Luana, mesmo tendo somente o ensino médio completo, acumula o comando das pastas de Saúde, Viação, Obras, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Dirsomar Viana que é engenheiro agrônomo, trabalha como secretário de finanças da cidade.

A única que atua dentro da área de formação é Silvana Jesus Rodrigues, que tem formação em pedagogia e é responsável pelas pastas da Assistência Social e de Esporte e Juventude. Mesmo assim, o MPE afirma que ela não poderia ter sido nomeada justamente pelo parentesco com a chefe do executivo.

Para os promotores de Justiça Isabelle Rocha Valença Figueiredo e Saulo Vinhal, autores da ação, o caso envolve três tipos de crime: enriquecimento ilícito, dano ao erário e violação a princípio da Administração Pública.

Na ação, foi solicitado o afastamento de todos os secretários citados e o ressarcimento do dano causado. O caso será analisado pela Justiça do Tocantins.

Confira a lista divulgada pelo MPE

  • Pascolina Rodrigues Neto (curso técnico em agronegócio) – secretária de Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária, mas já ocupou os cargos de secretária de Turismo e Cultura e secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
  • Silvana de Jesus Rodrigues Neto (Licenciada em pedagogia) – secretária de Assistência Social e secretária de Esporte e Juventude;
  • Gleiciana Aragão Alves (ensino médio) – Foi secretária municipal de Controle Interno e secretária municipal de Esporte e Juventude; não tem cargo atualmente;
  • Gilvan Rodrigues Neto (curso técnico em Agronegócio) – Foi secretário de Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária e hoje ocupa o cargo de chefe da Ciretran;
  • Luana Rodrigues Botelho Neto (não apresentou certificados de ensino médio ou superior) – Já foi secretária de Administração e atualmente ocupa, simultaneamente, os cargos de secretária de Viação, Obras, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e secretária de Saúde.
  • Dirsomar Viana da Silva (Engenheiro agrônomo) – Já respondeu como secretário de Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária e como secretário de Viação, Obras, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Hoje ocupa o cargo de secretário de Finanças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here