Ônibus de Palmas recebem cartazes que incentivam denúncia de assédio sexual

0
19

A lei foi sancionada em junho deste ano e busca encorajar vítimas de abuso sexual dentro dos ônibus. Os cartazes têm frases e número para denúncia.

Uma nova lei municipal de Palmas torna obrigatória a instalação de cartazes no interior de ônibus, incentivando a denúncia de assédio sexual. A iniciativa busca inibir possíveis agressores dentro de coletivos com frases como “não existe mão-boba, existe falta de caráter”.

Todos os ônibus do transporte público de Palmas receberam os cartazes no dia 19 de julho. Frases como “não deixe o medo paralisar você” e “culpar a vítima é crime”, buscam encorajar mulheres que são vítimas de abuso sexual nesses ambientes.

Os anúncios disponibilizam ainda os números 190 do Sistema Integrado de Operações (SIOP), o 180 da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e o 153 da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

As mulheres que vivenciarem algum constrangimento ou testemunharem outra pessoa sendo vítima de assédio sexual, poderão prestar queixa nesses contatos. Os homens também são incentivados a fazer denúncias em favor das vítimas.

Lei nº 2.477 pode ser consultada na Edição nº 2.270 no Diário Oficial do Município.

Cartazes mostram que vítima nunca está sozinha — Foto: Divulgação/Shelen Assakawa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here