Mais de 17 mil estudantes foram beneficiados pelo Fies no Tocantins desde a criação do programa

0
23

Programa foi criado em 2001 e desde 2010 é exclusivo para alunos que tiveram nota igual ou superior a 450 no Enem. Inscrições são feitas a cada seis meses.

O Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal (Fies) beneficiou mais de 17 mil alunos de instituições de ensino superior no Tocantins desde que foi criado. O Fies existe desde 2001 e passou por mudanças em 2010, quando passou a ter como critério a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, ela precisa ser superior a 450 e o candidato não pode ter zerado na redação.

A estudante de psicologia Bruna Alves contou que não tinha condições de pagar a mensalidade, que varia de R$ 1,8 a R$ 2 mil, e por isso recorreu ao programa. “O curso que eu escolhi, desde então eu sabia que era muito caro e eu não conseguiria pagar. Aí na época eu procurei saber de alguns financiamentos e vi que o Fies era o que mais atendia”, disse ela. O financiamento foi de 80% do curso.

Depois que se formar, Bruna ainda terá 18 meses para começar a pagar o financiamento, mas essa modalidade mudou. “Finalizou o curso, não tem carência. Porque nas modalidades até 2018, os alunos tinham uma carência de 18 meses para pagamento. Agora ele não tem mais essa carência para iniciar o pagamento do período financiado. Formou já começa a pagar”, explica a técnica administrativa Tatyane Pereira.

As inscrições para o programa são feitas a cada seis meses, Após as mudanças, o desconto das parcelas do valor financiado pode ser feito diretamente na fonte de renda, para quem tem emprego ou empresa, ou terá que ser pago no valor mínimo, que varia conforme o beneficio.

Há duas modalidades, a primeira para estudantes com renda bruta por pessoa de até três salários mínimos e a segunda para quem tem renda de até cinco salários.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here