Araguaína vai substituir toda a iluminação pública por lâmpadas de LED; economia será de 70%

0
28

A mudança gerará economia será de 70% com equipamentos modernos e diminuição dos custos de manutenção.

Está em fase de elaboração pela Secretaria Municipal da Infraestrutura o projeto executivo para modernização do serviço de iluminação pública de Araguaína. Todas as ruas terão as luminárias incandescentes substituídas por lâmpadas de LED. Os serviços devem iniciar ainda neste ano.

Segundo a prefeitura, os trabalhos de modernização trarão uma economia de até 70% de energia e diminuição dos custos de manutenção, além de outros investimentos.

O projeto executivo é a base para que os serviços sejam executados. A primeira fase já foi concluída, a licitação. A segunda fase é o projeto executivo, com a classificação das vias que segue as orientações do Código de Trânsito”, explicou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura.

Pelo projeto, as ruas serão classificadas em tipo 1 a 5, o que definirá o índice de iluminação de acordo com o trânsito, seguindo as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Há uma equipe em campo aferindo a largura das ruas, altura dos postes e luminárias buscando a simulação fotométrica quanto ao fluxo luminoso necessário para poder serem instaladas as luminárias, dependendo da potência”, acrescentou o secretário.

Outros investimentos

A manutenção da iluminação também contará com um moderno sistema de gestão, totalmente informatizado, o qual avisará os problemas na iluminação instantaneamente, tendo um prazo para substituir as lâmpadas de até 24 horas.

Primeiras substituições

Toda a cidade receberá o sistema moderno de iluminação que será realizado por etapas. A primeira será a substituição das lâmpadas na região conhecida como Centro Expandido, que engloba o Centro e as principais avenidas e ruas comerciais da cidade, como Filadélfia, Primeiro de Janeiro, José de Brito, Marginal Neblina, Treze de Maio e Castelo Branco.

Recursos

Para os serviços, a empresa responsável pela execução e manutenção receberá o arrecadado com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) gradualmente, conforme a execução dos trabalhos.

O que manterá a parceria público-privada com os investimentos é a redução dos custos de consumo e de manutenção.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here