Estudantes de biologia participam de projeto para catalogar espécies de árvores em Araguaína

0
22

O levantamento é uma parceria entre a prefeitura da cidade e a Universidade Federal do Tocantins. Objetivo é descobrir quais os tipos de plantas mais adequados para a região.

Alunos do curso de biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão participando de um projeto para catalogar e analisar as espécies de árvores existentes em Araguaína, no norte do estado. O levantamento é feito em uma área equivalente a 20% do território da cidade e pretende descobrir quais os tipos de plantas mais adequados para cultivo nas áreas públicas da região.

A ideia é melhorar a qualidade das sobras e evitar problemas de estrutura. Alguns exemplos são raízes que danifiquem calçadas e pavimentos ou árvores com frutos pesados em locais onde há grande circulação de pessoas e veículos, podendo cair e causar ferimentos.

O estudo será a base para o Plano Municipal de Arborização e terá diretrizes sobre os tipos, o porte e a distância mínima ideal das árvores em toda a cidade. Os estudantes vão passar por locais como o Parque Cimba e Praça do Cristo Redentor, no Setor Parque Sonhos Dourados.

O estudo começou em fevereiro e os resultados são esperados para junho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here