ANA determina que usina aumente vazão de água para a temporada de praias no Tocantins

0
20

Agência determinou que reservatório de Serra da Mesa, em Goiás, terá que aumentar a vazão dos atuais 200 para 300 metros cúbicos por segundo. Medida é para compensar as chuvas abaixo da média no estado.

A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou que a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, em Goiás, terá que aumentar a vazão de água que é liberada do reservatório em função da temporada de praias no Tocantins. A medida é para compensar as chuvas abaixo da média no estado e garantir a recuperação da bacia hidrográfica.

A resolução estabelece que Serra da Mesa terá que aumentar a vazão de água dos atuais 200 para 300 metros cúbicos por segundo. Entre janeiro e abril a vazão chegou a fica em apenas 100m³/s. A ANA informou que levou em consideração um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) feito em 10 de maio que alertava que a vazão na região está abaixo da média desde 2014.

Caso o aumento da vazão eleve os níveis dos rios acima do esperado, a situação deve ser compensada pelas usinas de Peixe-Angical e Luís Eduardo Magalhães, as duas no Tocantins. A vazão aumentada fica em vigor entre os dias 10 de junho e 20 de agosto, quando é realizada a temporada de praias e os rios do estado ficam lotados de banhistas.

Conforme o dado mais recente do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência, de 29 de maio, o reservatório estava com uma acumulação de 22,84% de seu volume útil. O rio Tocantins, onde está a usina, é administrado pelo Governo Federal, já que atravessa vários estados. Ele tem mais de 2,4 mil quilômetros de extensão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here