Terceira Semana de Enfermagem do HDT-UFT capacita 120 profissionais

0

Evento ocorreu nos dias 13 a 17 de maio com objetivo de congregar saberes e práticas na garantia da oferta do cuidado qualificado.

O tema central “Segurança e qualidade no exercício da profissão”, norteou as palestras e debates da 3ª Semana de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), realizada de 13 a 17 de maio em Araguaína (TO). A unidade de saúde é filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e oferta atendimentos especializado em doenças infectocontagiosas e parasitárias.

De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz, cerca de 80% do corpo de enfermagem participaram do evento (120, entre enfermeiros e técnicos), graças a metodologia utilizada, no qual as atividades eram repetidas duas vezes, de modo que um maior número de profissionais pudessem participar, conforme suas escalas de trabalho. “Mesmo sem recursos realizamos uma semana brilhante de atividades e troca de conhecimento, graças ao emprenho de cada um e a articulação da comissão; estão todos de parabéns”, finalizou.

As palestras abordaram a importância da comunicação dentro e fora do ambiente hospitalar, as diretrizes estratégicas do HDT-UFT, e sobre registro de enfermagem no prontuário do paciente, a importância da enfermagem na hotelaria hospitalar, os riscos no ambiente de trabalho, a educação física, a resistência microbiana, entre outros. Na ocasião de encerramento, ocorreram homenagens e apresentações culturais, além da posse simbólica da comissão que organizará a 4ª edição da semana, em 2020, com o repasse da lâmpada (símbolo da profissão) dos membros da terceira edição aos novos.

O técnico em enfermagem Anderson Pedrosa discursou representando a atual comissão. “Cada vez que realizamos esse ciclo de conversas e troca de experiências que com certeza é de grande valia para nós profissionais e principalmente aos nossos pacientes, afinal são para eles que exercemos nosso oficio, enriquecemos em conhecimento. Fica aqui a confirmação de que se trabalharmos como formiguinhas, com união, alcançaremos nossos objetivos”, disse.

A enfermeira especialista em Gerenciamento de Enfermagem e Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Cleide Mazuela Canavezi avaliou sua participação como bastante positiva, pois segundo ela, teve a oportunidade de transmitir aos profissionais informações valiosas sobre os registros de enfermagem no prontuário do paciente.

“Isto corresponde a uma reflexão por parte deles que informação não escrita pode ser considerado procedimento não realizado, esta é uma questão legal muito importante que além de permitir de fato a continuidade da assistência, reflete a qualidade da assistência que está sendo dispensada. A enfermagem tem suas atividades diárias muitas vezes até de forma sobrecarregada e a partir do momento que não está anotado no prontuário é como se nada houvesse sido realizado. É preciso falar muito sobre registros para que haja uma conscientização cada vez maior”, explicou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui