Campanha de vacinação contra gripe alcança 54% dos grupos de risco no Tocantins

0

A 20 dias do fim da campanha, foram imunizadas mais de 230 mil pessoas. Grupos que mais procuraram as vacinas foram as mulheres que deram a luz recentemente e os idosos.

A campanha de vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe, chegou a 54% do total dos grupos de risco no Tocantins, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde. Ao todo, 230.611 pessoas foram imunizadas em todo o estado. Entre os grupos alvo da campanha, o com a maior cobertura vacinal é o das mulheres que deram a luz recentemente, com 67% do público alvo já vacinado.

Somados, os grupos de risco têm pouco mais de 423 mil pessoas no estado. Até o dia 31 de maio, o objetivo é imunizar pelo menos 349,7 mil. O segundo grupo com maior cobertura atualmente é o dos idosos, com 63%. A menor cobertura é do grupo que concentra policiais civis, militares, bombeiros e membros das forças armadas, que vacinaram apenas 8,96% do pessoal até o momento.

A vacina contra influenza protege contra três tipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B. As doses não têm contraindicações ou efeitos colaterais e quem tem alergia ao ovo também pode tomar a vacina.

Em todo o estado são 500 salas de vacinas aberta, sendo que 32 delas estão em Palmas.

Além dos grupos citados acima, também deve ser vacinados: crianças entre seis meses e cinco anos, grávidas, indígenas. Entram na lista também trabalhadores de saúde, professores, adolescentes em medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui