Representantes da Adetuc e de Instituto Nacional discutem parceria para elaboração do plano de ações de 2019

0
25

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio do superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Vieira de Melo, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marcos Zimmermann, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 9, com o propósito de alinhar a parceria com o Estado para o desenvolvimento dos planos de ações conjuntas para 2019, a fim de fortalecer a cultura do Estado.

Na pauta da reunião, foram discutidos assuntos relacionados a sinalização e conservação dos sítios arqueológicos dos municípios de Lajeado, Filadélfia e Taguatinga, que segundo o Iphan, já se encontram em processo finalização. Outro tema abordado foi sobre a realização do encontro da salvaguarda da capoeira do Estado; ainda estão sendo
ouvidas as demandas dos capoeiristas para o planejamento do evento.

Na oportunidade foi discutida, também, a realização do I Encontro de Violeiros de Viola de Buriti, que reunirá representantes de vários municípios do Tocantins. O evento está previsto para ocorrer no mês de setembro, durante o festejo da colheita do capim dourado, no município de Mateiros, no Jalapão. O objetivo é levar à frente o projeto de
transformar a viola de buriti em patrimônio cultural brasileiro.

Foi discutido ainda a parceria para a realização do 1º Fórum da Cultura, entre os dias 5 e 7 de novembro em Palmas, onde temas como patrimônio material e imaterial e licenciamento ambiental, além de debate sobre a inclusão do patrimônio no meio digital serão abordados.

O superintende da Cultura, Vieira de Melo, informou que, além da parceria já existente para revitalização e reforma do Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), a reunião também serviu para discutir o projeto de requalificação do prédio da primeira sede da Assembleia Legislativa do Estado. O projeto deverá ser discutido mais amplamente, por meio de audiência junto a presidência da Assembleia Legislativa.

“A agenda discutida nesta reunião levarei ao presidente da Adetuc, Tom Lyra, que vem trabalhando intensivamente em firmar parcerias para fortalecer, valorizar e preservar a cultura, como meio de fomento ao turismo, além de promover o desenvolvimento econômico e social”, destacou Vieira.

Para o superintendente do Iphan, Marcos Zimmermann, a reunião foi muito positiva. “A parceria com a Adetuc representa um avanço para a cultura, o turismo e a economia criativa. O trabalho em conjunto com os governos do Estado e Federal trará um retorno muito positivo para o Tocantins”, acredita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here