Ação simbólica no HDT-UFT reforça importância da higienização das mãos

0

iniciativa chama atenção para a relevância desta prática que é essencial na rotina do hospital, tendo em vista sua eficácia na diminuição dos riscos de contaminação.

No final da tarde desta segunda-feira (06), profissionais, estudantes e usuários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) reuniram-se em ação simbólica com o objetivo de reforçar a importância da higienização das mãos, a fim de evitar os riscos de contaminação por bactérias e de infecção. O hospital universitário fica em Araguaína (TO), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e realiza atendimentos especializado em doenças infectoparasitárias. Confira o resultado no link.

A iniciativa é do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde e foi motivada pela campanha promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo país, que este ano traz o tema “Cuidado seguro para todos está em suas mãos”. O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado no dia 05 de maio.

O chefe do Setor, Jáder José Rosário da Silva explica que no HDT-UFT a campanha é permanente, e além da área assistencial, estende para o departamento administrativo, pois visa abranger os profissionais, estudantes, usuários, acompanhantes e visitantes. “A higienização das mãos é uma prática diária essencial que faz parte da rotina de todos os públicos do hospital. Em toda a extensão hospitalar estão disponibilizados 126 dispensers contendo álcool em gel, além das pias com água e sabão”, comentou.

Na ocasião, a chefe da Unidade de Apoio Corporativo, Rosirene Alcanfôr após participar da atividade frisou a responsabilidade de cada um. “Esse tipo de ação é bastante efetiva para lembrarmos o quanto é importante cada um fazer sua parte, independente do setor em que exerce as funções laborais, pois o risco de levar ou trazer bactérias do ambiente de trabalho para casa e aos colegas de trabalho acaba com o ato simples de lavar as mãos”, conclui.

Em agosto de 2017 foi implantado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) o “Protocolo de Higienização das Mãos”, tendo em vista que sua adesão interfere diretamente na segurança dos usuários, e faz parte do controle das infecções.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui