Hospital de Doenças Tropicais da UFT realiza a Semana de Segurança do Paciente

0
26

Os profissionais da Unidade de Saúde foram o público alvo do evento que teve como temática principal a responsabilidade de todos para a segurança efetiva dos usuários.

Hospital de Doenças Tropicais da UFT realiza a Semana de Segurança do Paciente
Hospital de Doenças Tropicais da UFT realiza a Semana de Segurança do Paciente
Com o intuito de promover e apoiar discussões com troca de experiências acerca da segurança dos usuários e implementar estratégias na organização e gestão de serviços de saúde, foi realizada a 2ª Semana de Segurança do Paciente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada no município de Araguaína (TO). O evento ocorreu nos dias 24 a 26 de abril e teve como tema central “Segurança do paciente: somos todos responsáveis”.

A iniciativa é do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em parceria com o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, e propuseram aos profissionais do hospital a ampliação do conhecimento e o avanço da segurança do paciente. “Muitas barreiras devem ser vencidas para garantirmos, de fato, uma cultura de melhoria contínua dos processos e de segurança do paciente. O tema precisa ser entendido por todos nós como uma prioridade estratégica na busca da qualidade”, frisou o chefe do setor, enfermeiro Jáder José Rosário da Silva.

As atividades contemplaram diversas palestras e distribuição de cartilha com objetivo de informar sobre algumas medidas básicas de segurança do paciente, como se proteger, o que perguntar, entre outros procedimentos básicos que devem ser seguidos pelos pacientes, familiares, visitantes e por toda a equipe do hospital.

Em alusão ao dia mundial de combate a meningite, celebrado no dia 24 de abril, foi inserido na programação palestra sobre a doença, realizada pelo médico residente em infectologia Rogério Vítor. O profissional focou na importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas ou morte, além de abordar sobre profilaxias e prevenção.

Já a assistente administrativa e membro do NSP, Jannine Castelo Branco Martins ministrou palestra sobre os aspectos éticos e legais acerca do prontuário do paciente. “Essa temática é de extrema relevância, na medida em que visa sensibilizar os profissionais envolvidos na prestação de assistência ao paciente, no tocante aos cuidados necessários quanto ao preenchimento desse documento, assim como também alertar para a responsabilização jurídica que eventuais erros podem acarretar”, explicou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here