Usuários do HDT-UFT recebem cartilha com dicas para melhorar a segurança durante permanência no hospital

0
26

A ação é voltada para pacientes, familiares, visitantes e por toda a equipe de profissionais do hospital.

Durante entrega das cartilhas nas enfermarias (Foto: Luiz Gonzaga)
Durante entrega das cartilhas nas enfermarias (Foto: Luiz Gonzaga)
O questionamento “Como você pode contribuir para que sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?” é respondido na Cartilha de Segurança do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) com orientações sobre os cuidados aos quais os pacientes e acompanhantes devem ter durante internação. A Unidade de Saúde fica localizada no município de Araguaína (TO) e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A iniciativa é do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em parceria com o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVC) e faz parte das ações da 2ª Semana do Paciente do HDT-UFT, realizada nos dias 24 a 26 de abril, que abordou a temática central “Segurança do paciente: somos todos responsáveis”.

Conforme explica o chefe do SGQVC, enfermeiro Jáder José Rosário da Silva, a cartilha informa sobre algumas medidas básicas de segurança do paciente, como se proteger, o que perguntar, entre outros procedimentos básicos que devem ser seguidos pelos pacientes, familiares, visitantes e por toda a equipe de profissionais do hospital, tais como: higienização das mãos, cuidado com objetos que podem facilitar a disseminação de infecção, alerta com a questão da identificação do paciente, sobre as medicações, entre outros pontos.

A senhora Ana Paula da Costa Silva, que acompanha seu filho internado, recebeu a cartilha e apontou como um ponto bastante importante a questão de não trazer alimentos de fora porque o paciente tem uma dieta específica que faz parte do processo de cura. Já o senhor Benedito da Mota Bastos que está em tratamento e sua filha Bárbara Silva Mota que o acompanha comentaram sobre a importância de estar vigilantes com relação a verificação da identificação do nome nas medicações e alimentos, além de colaborar com o uso de EPIs e higienização das mãos.

Confira a cartilha na íntegra, clique aqui.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here