Usuários do HDT-UFT recebem cartilha com dicas para melhorar a segurança durante permanência no hospital

0

A ação é voltada para pacientes, familiares, visitantes e por toda a equipe de profissionais do hospital.

Durante entrega das cartilhas nas enfermarias (Foto: Luiz Gonzaga)
Durante entrega das cartilhas nas enfermarias (Foto: Luiz Gonzaga)
O questionamento “Como você pode contribuir para que sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?” é respondido na Cartilha de Segurança do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) com orientações sobre os cuidados aos quais os pacientes e acompanhantes devem ter durante internação. A Unidade de Saúde fica localizada no município de Araguaína (TO) e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A iniciativa é do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em parceria com o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVC) e faz parte das ações da 2ª Semana do Paciente do HDT-UFT, realizada nos dias 24 a 26 de abril, que abordou a temática central “Segurança do paciente: somos todos responsáveis”.

Conforme explica o chefe do SGQVC, enfermeiro Jáder José Rosário da Silva, a cartilha informa sobre algumas medidas básicas de segurança do paciente, como se proteger, o que perguntar, entre outros procedimentos básicos que devem ser seguidos pelos pacientes, familiares, visitantes e por toda a equipe de profissionais do hospital, tais como: higienização das mãos, cuidado com objetos que podem facilitar a disseminação de infecção, alerta com a questão da identificação do paciente, sobre as medicações, entre outros pontos.

A senhora Ana Paula da Costa Silva, que acompanha seu filho internado, recebeu a cartilha e apontou como um ponto bastante importante a questão de não trazer alimentos de fora porque o paciente tem uma dieta específica que faz parte do processo de cura. Já o senhor Benedito da Mota Bastos que está em tratamento e sua filha Bárbara Silva Mota que o acompanha comentaram sobre a importância de estar vigilantes com relação a verificação da identificação do nome nas medicações e alimentos, além de colaborar com o uso de EPIs e higienização das mãos.

Confira a cartilha na íntegra, clique aqui.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DEIXAR COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui