Aluno do curso de matemática ganha prêmio para participar de evento na Alemanha

0
29

Por Virgínia Magrin

O acadêmico Matheus Pires Cardoso, do curso de Matemática da UFT em Araguaína, integrante do Laboratório Interativo Digital (Labid) da universidade desde 2015, foi escolhido entre os 200 mais qualificados Jovens Pesquisadores pelo Comitê Científico Heidelberg Laureate Forum Foundation (HLFF), na Alemanha. O prêmio consiste em participar do 7th Heidelberg Laureate Forum, de 22 a 27 de Setembro, em, Alemanha. Os palestrantes do evento são matemáticos e cientistas da área da ciência da computação que receberam prêmios como Medalha Fields, Prêmio Abel e Prêmio Turing.

Matheus Cardoso conta que ficou sabendo do Fórum em 2018 por meio de alguns professores. “Descobri que o matemático Michael Atiyah iria apresentar uma possível prova para a Hipótese de Riemann. Sabendo disso, pesquisei sobre a palestra que iria ocorrer na Alemanha no evento que reúne outros grandes nomes da matemática e da ciência da computação. Quando fiquei sabendo da oportunidade de poder assistir à palestra on-line, me reuni com outros três colegas e organizamos um pequeno evento para assistirmos a prova da Hipótese de Riemann. Logo após isso procurei saber como era participar do evento presencialmente, me inscrevi na seleção do Fórum com o objetivo de incrementar minha vida acadêmica, poder ouvir e compartilhar as experiências de se trabalhar com pesquisa em matemática e deu certo”, comemora ele.

Agora Pires está com muitas expectativas, pois acredita que essa é uma oportunidade única para ter contato com cientistas de diversas partes do mundo, dispostos a compartilhar suas experiências. Sua intenção é aprender e compartilhar sobre as expectativas e os desafios dos futuros matemáticos e o desenvolvimento da pesquisa em matemática hoje, além de poder ter palestras com tantos profissionais de renome.

Matheus Lobo, orientador do aluno e coordenador do Labid conta que Matheus Pires entrou no Labid em seu último ano do Ensino Médio e destaca a importância de ter um representante do Tocantins no evento. “É extremamente válido termos um representante do estado do Tocantins em um evento internacional na Alemanha, com renomados cientistas, para abrir possibilidades de um intercâmbio científico e cultural, bem como para o desenvolvimento do networking acadêmico. A visibilidade de um estudante da UFT participando de um evento internacional na Alemanha gera um alto impacto para os demais acadêmicos, eles se sentirão indiretamente contemplados com o prêmio e poderão pensar em buscar experiências internacionais também”, declara ele.

Conheça o Heidelberg Laureate Forum

O Fórum de Laureados de Heidelberg está em sua sétima edição. O evento de uma semana ocorre em Heidelberg, na Alemanha e combina atividades científicas, sociais e de divulgação. No evento, jovens cientistas do mundo todo se inscrevem para participar e apenas 200 são contemplados. No evento, são convidados matemáticos e cientistas de computação mais prestigiados em suas respectivas áreas, para dar palestras aos jovens escolhidos.

As palestras são o ponto de partida de intensas discussões entre os laureados e os jovens pesquisadores durante o Fórum. Isso significa que o “Heidelberg Laureate Forum” não é uma conferência científica clássica, mas um evento de networking destinado a motivar e inspirar a próxima geração de cientistas.

O Labid

O grupo de pesquisa foi criado em 2013 na UFT e registrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28259). Trata-se de um Laboratório de Ideias na perspectiva da Ciência Aberta (Open, Crowd and Citizen Science). Os temas pesquisados focam predominantemente em Informação Quântica e Matemática Pura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here